O Grupo Boticário anunciou um plano de aceleração de sua estratégia omnichannel com expansão de lojas físicas das marcas Eudora e Beleza na Web. “A ampliação da presença física dessas marcas reflete uma leitura sobre o comportamento do consumidor brasileiro, que valoriza experiências sensoriais e relacionais, mesmo em um cenário de crescente digitalização”, afirma Natália Calixto, diretora de gestão do valor do consumidor do Grupo Boticário.
Até o fim de 2025, Eudora deve ganhar dez novas unidades, além da reforma de outras seis. A marca, lançada em 2011, teve uma experiência com lojas físicas no início de sua história, mas elas foram fechadas. “Era um modelo de loja em um contexto muito diferente, tanto em termos de comportamento de consumo quanto de estrutura digital e integração de canais. Hoje, o cenário é outro. O consumidor busca experiências mais completas e integradas, e a tecnologia permite que cada loja funcione como um ponto vivo de conexão”, diz a executiva.
Ela reforça que a expansão física de Eudora não é um retorno ao passado, mas sim um passo adiante em uma estratégia mais madura, conectada à evolução do consumidor e às transformações do varejo, tendo como objetivo a aproximação com o consumidor atual e a atração de novos públicos.
Lojas permitem que público vivencie a marca de forma sensorial, imersiva e emocional
As unidades novas e reformadas foram pensadas para criar um ambiente onde a consumidora possa vivenciar a marca de forma sensorial, imersiva e emocional, oferecendo serviços como o “cardápio de maquiagem personalizada”, análise capilar feita por especialistas e personalização de presentes. “Outro destaque é a nova ambientação inspirada no universo da moda, com uniformes assinados pela estilista Marina Bitu. É um jeito de traduzir o lifestyle de Eudora, agora mais sofisticada e robusta, em cada detalhe da loja, tornando tangível o conceito por trás das campanhas e lançamentos”, aponta Calixto.
Já Beleza na Web, multimarcas que nasceu 100% digital, deve aumentar a sua presença física com mais cinco lojas até o final desse ano. “Sem dúvida é uma marca que carrega o digital em sua essência. Quando foi incorporada ao Grupo Boticário, em 2019, o objetivo era ampliar nossa presença e expertise no ambiente online. Mas o comportamento do consumidor evoluiu e a marca evoluiu junto. Hoje, entendemos que a experiência de compra ideal não está restrita a um único canal. O consumidor busca conveniência, mas também curadoria, experimentação e conexão e, nesse contexto, a presença física passa a fazer sentido estratégico”, afirma a executiva.
Ela explica que esse movimento é sustentado por dados. “Estudos internos apontam que consumidores que transitam entre os ambientes físicos e digitais demonstram uma frequência de compra nas marcas quase três vezes superior em comparação aos clientes exclusivamente digitais. Em um mundo cada vez mais híbrido, a integração dos canais é o que potencializa valor e fidelização.”
Democratização do acesso à beleza no Brasil
Tanto as lojas de Eudora como de Beleza na Web são próprias. “Isso nos permite manter um alto nível de controle sobre a experiência das marcas, o padrão de atendimento, a ambientação das lojas e a integração com os canais digitais.” Já a escolha das localidades tem, de acordo com a diretora, o propósito de democratizar o acesso à beleza de forma estratégica e intencional.
“Temos priorizado regiões além do eixo Rio-São Paulo, como Minas Gerais, Fortaleza, Bahia, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá, justamente por acreditarmos no potencial dessas praças de se tornarem polos de conexão genuína entre marca e consumidor. Usamos inteligência de dados para identificar onde há demanda reprimida, alto potencial de engajamento e lacunas de atendimento, mas sempre com o cuidado de entender o contexto local.”
Para 2026, Calixto fiz que o Grupo Boticário deve seguir evoluindo nesse caminho de estar mais conectado, personalizado e presente na vida das pessoas. “Mas manteremos um olhar atento à performance dos modelos implementados, à receptividade do consumidor e às oportunidades que se apresentam em cada praça.”