A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma entidade que representa e apoia empresas do setor de alimentação fora do lar no Brasil, como bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, padarias, entre outros. Atua na defesa dos interesses do setor junto aos poderes públicos, propondo políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável do segmento. Além do apoio e capacitação, oferece cursos, treinamentos e programas de qualificação para empresários e trabalhadores, buscando melhorar a gestão e a qualidade dos serviços oferecidos.

A Abrasel oferece diversas formas de apoio ao setor através de redes de networking, desenvolvimento de projetos e parcerias para estimular inovação, pública pesquisas, dados econômicos e análises sobre o setor de alimentação fora do lar, servindo como fonte de informação estratégica para empreendedores, investidores e governos. Também realiza eventos, campanhas e feiras gastronômicas para valorizar e divulgar a gastronomia brasileira e fortalecer a imagem do setor.

“A Abrasel se apresenta como uma entidade essencial, que representa e fortalece os interesses do setor em âmbito nacional, estadual e regional. Ao associar-se à Abrasel, o setor ganha mais uma voz ativa nas decisões políticas e regulatórias que impactam o negócio, além de contar com uma ampla gama de serviços, capacitações e benefícios que contribuem para o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas”, destaca Ana Luisa Alves, diretora executiva da Abrasel no Sul de Minas Gerais.
Abrasel e atuação junto aos governos
A entidade mantém contato direto com deputados, senadores e assessores técnicos, levando pautas prioritárias e contribuindo na formulação de projetos de lei. Atua junto a órgãos como o Ministério da Economia, Ministério do Turismo, Anvisa, Receita Federal e secretarias estaduais e municipais, e representa o setor em instâncias como Conselhos de Turismo, Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Câmaras Temáticas da Alimentação.
Monitora e influência de propostas legislativas que impactam o setor, como a Reforma tributária e desoneração fiscal, legislação trabalhista e jornada de trabalho e regulamentações sobre delivery, bebidas alcoólicas, entretenimento, entre outros. Algumas das conquistas alcançadas pela ABRASEL são: inclusão do setor em programas emergenciais durante a pandemia (como o Pronampe e a MP 936 para suspensão de contratos), participação ativa nas discussões da Reforma Tributária, defendendo um regime diferenciado para bares e restaurantes e redução de alíquotas ou prorrogação de tributos em estados e municípios.
“O setor de bares e restaurantes é um dos pilares da economia brasileira, responsável por gerar milhões de empregos e promover a cultura e a convivência social. No entanto, é um segmento que enfrenta inúmeros desafios, como a complexidade tributária, as constantes mudanças no mercado e a necessidade de inovação contínua, por isso a Abrasel atua para facilitar o dia a dia dos empresários e profissionais deste ramo”, explica Ana.
Pautas prioritárias em 2025 da Abrasel
Diante dos desafios econômicos, a Abrasel tem enfatizado a importância do planejamento financeiro, com 53% das empresas operando sem lucro, estratégias para aumentar a rentabilidade são essenciais, a revisão na política de precificação para sustentar a saúde financeira dos negócios e otimização de múltiplos canais, como delivery, para garantir uma experiência positiva ao cliente.
Outra pauta que é prioridade crescente no setor é sustentabilidade, refletida em práticas como redução de desperdício, implementação de fontes de energia limpa nos estabelecimentos e compensação das emissões de carbono geradas pelas atividades do restaurante. A capacitação dos profissionais continua sendo um investindo no setor por meio de cursos e treinamentos.
“A participação na entidade possibilita ainda o acesso a um valioso networking, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento coletivo. Por isso, convido empresários e profissionais da área a conhecerem a Abrasel, pois juntos podemos construir um setor mais forte, moderno e preparado para os desafios do presente e do futuro”, conclui Ana.