a profissão que separava gado sem cerca no Brasil


Profissão: separar gado de fazenda sem cerca. Juiz de vaca

Durante dezenas de anos, no início do século passado, as fazendas não tinham cerca no Mato Grosso do Sul. As primeiras, foram montadas somente na frente, mas as do fundo e laterais demorariam muito tempo para começarem a ser levantadas. O gado do vizinho vivia junto com o dos demais fazendeiros do entorno. Aparentemente era uma bagunça, propicia a conflitos. Mas essa não era a realidade. Existiam peões profissionais em reconhecer o gado de cada fazendeiro que resolviam qualquer dúvida sobre na propriedade das vacas. Eram algo semelhante a “juiz de vaca”, debelavam qualquer pendenga.

Profissão: separar gado de fazenda sem cerca. Juiz de vaca

Agosto, mês de parição e separação.

Agosto, o mês de parição, era difícil e complicado o serviço de distinguir os bezerros onde havia vários donos. Existiam pessoas que guardavam na memória todos os recém-nascidos. A historia nos legou apenas dois nomes desses “juízes de vaca”. Austrílio era capaz de separar cem deles para dez diferentes donos, sem perigo de errar. Mas o recordista nesse ramo foi o Anísio, ambos da região da Vacaria.

Profissão: separar gado de fazenda sem cerca. Juiz de vaca

O nelore acabou com o juiz de vaca.

Só era possível separar vacas e bezerros devido à cor de suas pelagens. O gado era uma mestiçagem de “curraleiro com china e franqueiro”, dizem os textos históricos. Geralmente miúdo, precisando ser alimentado durante quatro anos para ser abatido. De pelagem variada, multicor, eram o “araçá, macaru, osco, baio, jaguarês e brazino”. Cores esquisitas, lindas e fáceis para distingui-los. Duas vezes eram recolhidos às mangueiras: para ferrar e para classificar quando levado à venda. Tudo mais era feito nos rodeios, inclusive a castração. Não havia troncos, bretes e nem guilhotinas. Faziam o serviço a laço. A chegada do nelore mudou tudo. É impossível fazer a diferenciação, todos nascem muito parecidos. Foi assim que desapareceram os juízes de vaca e cercaram as fazendas de nossa região.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link