O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (3) o julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de articular um suposto plano de golpe de Estado. Este é o segundo dia de um processo que mobiliza a atenção do país e da comunidade internacional.
Durante a sustentação oral da defesa, o advogado do ex-presidente, Celso Vilardi, ressaltou a influência da opinião pública e de “juristas de internet” no andamento do caso.
Ele citou uma publicação do ministro Flávio Dino nas redes sociais, na qual o magistrado observava o aumento expressivo de especialistas “autoproclamados” na área penal, que opinam sobre condenações “sem conhecer o processo”.
Segundo Vilardi, essa movimentação cria uma “carga” sobre o Tribunal, com parte da sociedade e desses “juristas” discutindo uma possível condenação sem acesso aos autos.
A manifestação da defesa expõe a preocupação com a formação de juízos prévios e a pressão externa sobre o julgamento, influenciada por informações incompletas ou superficiais dos “juristas da internet”.
Assista aqui na Gazeta do Povo, ao vivo, o julgamento de Bolsonaro e aliados pela Primeira Turma do STF.