Anvisa autoriza testes de vacina contra gripe aviária em 700 voluntários


Saúde e Bem-Estar

Instituto Butantan aplicará o imunizante em 700 voluntários

Por Gustavo Bonotto | 01/07/2025 23:21

Vigilância Sanitária autoriza testes da vacina contra gripe aviária
Jovem recebe vacina durante plantão sazonal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta terça-feira (1º), o início dos testes clínicos da vacina contra a gripe aviária em humanos. O Instituto Butantan aplicará o imunizante em 700 voluntários. A medida busca avaliar a segurança e a eficácia da vacina contra um vírus com potencial para causar nova pandemia.

Anvisa autoriza testes em humanos de vacina contra gripe aviária. Butantan aplicará imunizante em 700 voluntários para avaliar segurança e eficácia. Estudo com adultos e idosos usará duas doses com intervalo de 21 dias e placebo em parte do grupo. Acompanhamento de sete meses monitorará efeitos e resposta imunológica. Vacina em desenvolvimento desde 2023 usa tecnologia similar à da gripe sazonal. Objetivo é concluir estudos em 2026. Gripe aviária, com alta letalidade, preocupa autoridades. Brasil, sem casos em humanos, possui plano de contingência com estoques de vacinas.

Os testes clínicos usarão a vacina influenza monovalente A (H5N8). O Butantan aplicará duas doses em cada voluntário, com intervalo de 21 dias. O estudo incluirá adultos de 18 a 59 anos e idosos acima de 60. Um a cada sete participantes receberá placebo.

Os voluntários passarão por acompanhamento durante sete meses. Eles farão visitas médicas e exames bioquímicos, hematológicos e sorológicos. Os testes também analisarão a imunidade celular gerada pela vacina.

O imunizante está em desenvolvimento desde janeiro de 2023. Segundo o Butantan, a vacina usa tecnologia aplicada contra a gripe sazonal. O instituto pretende concluir os estudos clínicos em 2026.

Entenda – A gripe aviária é transmitida a humanos principalmente pelo contato com aves infectadas ou suas fezes. Entre 2003 e 2024, ocorreram 954 casos em 24 países, com 464 mortes, resultando em taxa de letalidade de quase 50%. No Brasil, não há registro de infecção em humanos.

O Ministério da Saúde já possui um Plano de Contingência Nacional para Influenza Aviária, que prevê estoques estratégicos de vacinas e insumos em caso de emergência.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no

Google Notícias





Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link