A espécie tem cores e formas que lembram o manto da Padroeira do Brasil
Por Aline dos Santos | 09/08/2025 15:38
O fotógrafo Wilmar Carrilho registrou a beleza da borboleta Junonia evarete, que leva nas asas cores e formas que lembram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.
Um fotógrafo capturou imagens da borboleta Junonia evarete, conhecida como olho-de-pavão-diurno, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O inseto chamou atenção por apresentar em suas asas cores e formas que remetem à imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Segundo a bióloga Amanda Messias, o exemplar fotografado provavelmente é um macho, devido à intensidade das cores azuis em suas asas. A espécie é comumente encontrada no território brasileiro, tendo sido avistada também em Campo Grande e Água Clara.
“Quando a avistei, pelo desenho nas asas, me veio a imagem da semelhança com Nossa Senhora Aparecida. Além de ser muito bela, colorida”, diz Carrilho.
Ele conta que a fotografia foi feita na última segunda-feira (dia 4), em Três Lagoas. “Mas nas minhas andanças fotográficas já tinha avistado essa espécie outras vezes. Em Campo Grande, Água Clara”.
A bióloga Amanda Messias afirma que, provavelmente, o inseto registrado na fotografia seja um macho. “É uma borboleta lindíssima. Os machos possuem cores azuis mais vivas. Já nas fêmeas o azul é meio apagado. Visível, mas pálido”.
Conhecida popularmente como olho-de-pavão-diurno, a espécie é comum no Brasil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.