Cabelos: com o AC Curezyme, a Active Concepts entra na era “post-quat”


Desenvolvido pela Curie Co, o elemento central do AC Curezyme é um bioativo com dupla ação, que recebeu o nome de Curamina. Contrariamente aos quaternários de amônio tradicionais que revestem a fibra capilar para deixar os fios mais lisos, a Curamina age formando ligações peptídicas no próprio cabelo. Associada ao AC Hydrolyzed Vegetable Protein PF, um substituto da queratina de origem vegetal obtido a partir de milho, trigo e soja, esse ingrediente produz um sistema de condicionamento que proporciona ótimos resultados, tanto para os cabelos como para o meio ambiente, oferecendo uma solução que atende à demanda dos consumidores em busca de alternativas mais ecológicas, mas com o mesmo nível de eficácia que os agentes tradicionais de condicionamento capilar.

Indo além da superfície

Segundo a Active Concepts, os benefícios do AC Curezyme vão muito além da superfície dos cabelos. Ao penetrar na fibra capilar, o novo ingrediente reforça a estrutura interna do fio, proporcionando hidratação duradoura e ação antifrizz. Isso porque a presença de proteínas hidrolisadas de baixo peso molecular produz uma absorção mais profunda, contribuindo para aumentar a resiliência, sem os problemas de acúmulo que geralmente surgem após o uso de produtos convencionais.

Para a Active Concepts, o AC Curezyme se destaca sobretudo por sua ação biomimética. A Curamina imita uma enzima naturalmente presente na pele e nos folículos pilosos, catalisando a formação de ligações covalentes entre a lisina e a glutamina. Essas ligações peptídicas atuam como uma “cola” molecular, agrupando as partes danificadas e reconstruindo a matriz proteica que confere força e elasticidade aos fios.

Uma vez conectadas, as proteínas vegetais hidrolisadas se fixam à haste capilar, simulando o comportamento natural de reticulação dos cabelos sadios. Segundo a empresa, o resultado é uma maior resistência à tração e um aumento da elasticidade e da resiliência, benefícios geralmente proporcionados por polímeros sintéticos. A diferença é que a Curamina não deixa a película pesada e oclusiva que as substâncias sintéticas costumam depositar nos cabelos.

Rumo à era pós-quat

Os compostos de amônio quaternário – ou “quats” – são usados há décadas na formulação de tratamentos capilares, em razão de suas propriedades desembaraçantes e antiestáticas. No entanto, a preocupação quanto à permanência dessas substâncias no meio ambiente e em relação ao seu potencial de sensibilização cutânea estimularam a busca por alternativas.

A Active Concepts posiciona o AC Curezyme como um agente condicionante de nova geração, aliando rigor científico e sustentabilidade. O lançamento é apresentado como parte integrante de uma evolução mais ampla do setor de tratamentos capilares. “Chegou a hora de dizer adeus aos compostos de amônio quaternário tradicionais (…) e seguir rumo a um futuro mais ecológico e mais inteligente para a saúde dos cabelos”, explica a empresa.

Com o AC Curezyme, a Active Concepts decidiu apostar numa visão de futuro em que a restauração bioativa substituirá os tratamentos superficiais e no qual as proteínas vegetais ocuparão o lugar das soluções sintéticas, marcando o início daquilo que a empresa chama de “era pós-quat” dos cuidados capilares.



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link