calor de 35°C e baixa umidade causam incêndio em Campo Grande



Capital está sob alerta de baixa umidade do ar, segundo o Inmet, o que contribui para a propagação do fogo

No dia em que as temperaturas ultrapassaram os 35°C na Capital, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata na Avenida Rashid Neder, no Bairro São Francisco. Esse caso foi sugerido por um leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Campo Grande. O fogo começou por volta das 13h30 na Avenida Rashid Neder, bairro São Francisco, próximo à rotatória que liga as ruas Rui Barbosa e 14 de Julho. A fumaça densa era visível a quilômetros de distância, ultrapassando a altura de um prédio de 15 andares.A baixa umidade do ar, em 14%, e a temperatura de 35,5°C, combinadas com os fortes ventos típicos de setembro, contribuíram para a rápida propagação das chamas. Campo Grande e outros 36 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Inmet por baixa umidade, com risco de incêndios florestais e problemas de saúde. O alerta, válido até às 18h, prevê umidade entre 12% e 20%.

A leitora que enviou as imagens ao Campo Grande News contou que o incêndio começou por volta das 13h30, na região da rotatória que liga as ruas Rui Barbosa e 14 de Julho à principal avenida da região, a Avenida Rashid Neder. Cerca de 15 minutos depois, o Corpo de Bombeiros chegou ao local.

Pelo vídeo, é possível notar que a fumaça era densa e, devido às condições climáticas, ultrapassava os 15 andares de um edifício. O incêndio ocorreu no momento em que Campo Grande registrava umidade relativa do ar em 14% e temperatura de 35,5°C.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a baixa umidade, combinada aos fortes ventos — comuns em setembro —, faz com que o fogo se espalhe rapidamente.

A Capital e outros 36 municípios estão sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) por baixa umidade. O aviso vale até as 18h, no horário de MS (Mato Grosso do Sul), e indica que a umidade pode variar entre 12% e 20%, com riscos de incêndios florestais e problemas de saúde.

Estão sob alerta os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul e Corguinho.

Também estão na lista Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link