CBV priorizou Mato Grosso no calendário nacional após Capital sediar evento por três anos

A etapa que movimentou os campo-grandenses no ano passado e lotou a arena móvel do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia não virá para a capital em 2025. Conforme informado pela FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), a etapa de Campo Grande da competição, que reúne, no Parque das Nações Indígenas, os melhores atletas do país na modalidade, ficou de fora da programação do Circuito Brasileiro neste ano.
O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia não terá etapa em Campo Grande em 2025, após três anos consecutivos de realização na capital sul-mato-grossense. A Confederação Brasileira de Voleibol optou por transferir a etapa do Centro-Oeste para Mato Grosso. Nos últimos anos, o evento em Campo Grande contou com a participação de atletas renomados, como Alison “Mamute”, medalhista olímpico, e a dupla Duda e Ana Patrícia, campeãs em Paris 2024. Atletas locais também se destacaram, como Arthur Mariano, Victória Lopes e Talita Antunes.
De acordo com o presidente da federação, José Amâncio da Mota, o Madrugada, este ano, a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) deu preferência a Mato Grosso para sediar uma etapa da competição na região Centro-Oeste do país.
A decisão teria sido tomada tendo em vista que Campo Grande recebeu etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024).
No ano passado, o público lotou as arquibancadas e fez fila para assistir às finais femininas e masculinas da 1ª etapa do circuito nacional, que aconteceram no mês de janeiro.
Os aguardados confrontos tiveram no pódio Alison Cerutti, o “Mamute”, medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e medalhista de prata em Londres em 2012, além da dupla Duda e Ana Patrícia, que venceu a etapa no feminino e, posteriormente, foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024.
Na etapa de Campo Grande, em 2022, o medalhista olímpico Bruno Schmidt — que fez dupla com Alison ‘Mamute’ Cerutti nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 — disputou o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Mato Grosso do Sul, à época em parceria com o atleta campo-grandense Saymon Barbosa.
Além de grandes nomes do vôlei de praia nacional e mundial, nos últimos três anos do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Campo Grande, atletas de Mato Grosso do Sul se destacaram jogando em casa na etapa local.
O três-lagoense Arthur Mariano, junto com sua dupla Adrielson, venceu a etapa Top 12 de Campo Grande em 2023 e foi medalhista de bronze nas edições de 2022 e 2024.
Já Victória Lopes, natural de Ivinhema, conquistou medalha de prata com a Tainá (SE) na etapa disputada em 2023.
A aquidauanense Talita Antunes, atualmente com 43 anos, também disputou as etapas do circuito em Campo Grande nos últimos anos.