O banho pode ser muito mais do que um hábito de higiene pessoal. O ritual de cuidado diário vem ganhando novos significados para o consumidor, que busca momentos de prazer e bem-estar, e abre espaço para novas experiências em body care.
Os produtos em textura jelly – já popular em skincare e maquiagem – são um exemplo de oportunidade de inovação na categoria. Com consistência gelatinosa, mais densa que um gel, mas ainda leve e não oleosa, eles foram uma das apostas em cuidados pessoais na edição 2025 da FCE Cosmetique, realizada no mês de junho.
A Embacaps foi uma das empresas que apresentou um protótipo de gelatina de banho no evento. “Nosso foco foi desenvolver texturas com um apelo mais lúdico, alinhadas a tendências populares nas redes sociais, como o ‘banho premium’, que valoriza experiências diferenciadas, autocuidado e momentos de relaxamento. Esse tipo de textura se conecta com a nova geração de cosméticos voltados a proporcionar ‘pequenas alegrias’ em seu uso, entregando isso através de sensoriais excepcionais”, afirma a especialista de P&D Janaina Borges.
Texturas inovadoras passaram a ganhar destaque nos últimos anos
Ela fala que, no segmento de cuidados corporais, a valorização das texturas é uma demanda recente. “Nessa categoria, a inovação sempre esteve mais associada a ativos e fragrâncias. Texturas inovadoras passaram a ganhar destaque nos últimos anos, impulsionadas pela busca por rotinas mais holísticas.”
A Azelis | Vogler também levou uma gelatina de banho para FCE Cosmetique. “Nossa proposta foi trazer uma alternativa para um momento de banho lúdico e prazeroso. Desenvolvemos uma proposta de sabonete jelly com textura lisa, deslizante, hidratante, conferindo uma espuma cremosa”, diz Ana Lúcia Quiroga, gerente de inovação do centro tecnológico.
Quiroga ressalta que, além do aspecto lúdico e prazeroso, a tecnologia empregada na formulação promove uma maior hidratação da pele, já que sua estrutura tem uma superfície bastante permeável capaz de transferir rapidamente ativos para a pele. “Optamos pelo uso de carragenas, hidrocolóides naturais extraídos de algas, que apresentam vantagens tecnológicas únicas. Trata-se de um grupo de polissacarídeos naturais, que formam géis de textura variável.”
Para Borges, essa inovação deve chegar em breve às prateleiras de farmácias e supermercados, como a Alva Personal Care, referência em cosméticos naturais no Brasil, que tem previsto para o início de 2026 o lançamento de sua gelatina de banho.
Produtos com textura jelly crescem em países asiáticos
“Vi essa tendência em uma viagem que fiz para a Ásia, no início desse ano. Foi uma verdadeira imersão em novas texturas, ingredientes naturais e formas inovadoras de cuidado com a pele. Comprei esse produto em jelly para uso pessoal e amei a experiência. Ele dura mais tempo que sabonetes líquidos ou em barra, pode ser usado no corpo todo, tem um toque sensorial delicioso e transforma o banho em um momento muito mais divertido e especial”, afirma Ananda Boschilia, fundadora e CEO da marca.
A executiva conta que em países como Coreia do Sul e Japão, os produtos de body care com textura jelly estão ganhando espaço nas prateleiras e nas rotinas de autocuidado. “Esse movimento está só começando e tem tudo para conquistar quem busca um cuidado mais consciente, eficaz e sensorial aqui no Brasil também.”
A L’Occitane au Brésil tem um produto neste formato em seu portfólio desde o início de 2022. “A marca tem como propósito surpreender o consumidor. A Gelatina de Banho Sabonete Corporal Romã foi lançada na linha de Compotas Corporais, que tem essa brincadeira de texturas lúdicas e sensoriais. Nosso objetivo era trazer uma nova maneira divertida de tomar banho”, diz a head de produto e estratégia de comércio e varejo Luisa Holzheim.
Para ela, o segmento de cuidado pessoal ainda tem uma expectativa mais funcional de limpeza. “Mas o comportamento do consumidor vem mudando bastante com a proposta do ‘banho premium’ e momentos de ‘eu mereço’. Produtos como a gelatina de banho se encaixam perfeitamente na demanda por experiências diferenciadas e mais conectadas ao prazer. Como a marca pioneira nesse formato e com uma mentalidade muito forte de inovação e sensorialidade, acreditamos que essa é uma tendência grande de mercado.”