O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), obteve a renovação de seu visto para os Estados Unidos, nesta segunda-feira (8). O novo visto foi concedido poucos dias antes dos principais compromissos internacionais previstos em sua agenda, após o documento anterior ter expirado em maio e o pedido de renovação ter sido formalizado em agosto. A liberação ocorre após semanas de tensão diplomática entre o governo brasileiro e o norte-americano. A assessoria do Ministério da Fazenda confirmou a informação.
Havia incertezas sobre possíveis restrições à entrada de autoridades brasileiras nos EUA, após a crise diplomática entre os dois países e da aplicação de um tarifaço de 50% sobre parte das exportações para o mercado americano.
Desta forma, Haddad manterá participação prevista na Semana do Clima de Nova York, entre 21 e 28 de setembro, e nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, programadas para 13 a 18 de outubro.
A solicitação da renovação foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) com base no Acordo de Sede, que impede a negativa de entrada de autoridades convidadas para eventos multilaterais. Entretanto, há registro de descumprimentos deste acordo por parte dos EUA em outras ocasiões, como no caso de representantes palestinos barrados em atividades da ONU em Nova York.
O governo de Donald Trump já havia revogado ou suspenso o visto para diversas autoridades brasileiras, entre elas de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.