Fé e Emoção em Campo Grande


Missa no Vaticano é transmitida ao vivo na Paróquia São Sebastião; milagre em MS é atribuído ao jovem

Madrugada é de fé e salão lotado para assistir à canonização de Carlo Acutis
Salão paroquial lotado para canonização de Carlo Acutis (Foto: Juliano Almeida)

A madrugada é de fé e intensa movimentação na Paróquia São Sebastião, no Jardim Marabá, em Campo Grande. O salão social está lotado e não há lugar nem nas cadeiras colocadas do lado de fora. Tudo para assistir à canonização de Carlo Acutis, que está sendo transmitida em um telão.

A Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, recebeu centenas de fiéis para acompanhar a canonização de Carlo Acutis, conhecido como padroeiro da internet. O jovem italiano, falecido aos 15 anos devido à leucemia, será o primeiro santo da geração millennial, após ter dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica. Um dos milagres ocorreu em Campo Grande, em 2013, quando o menino Matheus Vianna foi curado de uma doença pancreática. O segundo milagre envolveu a recuperação de Valéria Valverde, da Costa Rica, após grave acidente. A cerimônia de canonização foi presidida pelo Papa Leão XIV, no Vaticano.

O adolescente, morto aos 15 anos de idade, após um quadro agudo de leucemia, ficou popularmente conhecido como padroeiro da internet, já que usava as redes para evangelizar. Carlo será o primeiro santo da geração millennial, que inclui todos os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.

Em Campo Grande, a expectativa era grande por conta do milagre atribuído a Carlo Acutis, a cura de criança de Mato Grosso do Sul, ter sido um dos responsáveis pela canonização. Matheus Viana, o jovem curado por Acutis, está na igreja, acompanhado da família.

A paróquia está lotada para assistir à cerimônia, transmitida ao vivo do Vaticano. Do lado de dentro, uma mesa com café da manhã foi montada para atender aos fiéis. A igreja recebeu a relíquia do jovem, um pulôver azul, doado pela mãe do rapaz.

Em vários momentos, os fiéis aplaudem a cerimônia, como no momento em que a mãe de Carlo Acutis apareceu.

Madrugada é de fé e salão lotado para assistir à canonização de Carlo Acutis
Telão foi montado para que fieis assistissem à transmissão, direto do Vaticano (Foto: Juliano Almeida)

A cerimônia começou às 4h (MS), presidida pelo Papa Leão XIV, a primeira desde que assumiu o pontificado, em maio deste ano. Além de Carlo Acutis, também está sendo declarado santo o italiano Pier Giorgio Frassati.

A canonização de Carlo Acutis será realizada após 5 meses de espera, já que havia sido inicialmente marcada para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada em razão da morte do papa Francisco.

Francisco já havia citado Carlo como exemplo para a juventude, por unir fé, simplicidade e conexão com o mundo contemporâneo.

Biografia – Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991, mas cresceu em Milão, na Itália. Gostava de jogar videogame e criar sites e, segundo o Vaticano, também era apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Iniciou a vivência da fé católica cedo, aos 7 anos, fez a primeira comunhão e, desde então, passou a assistir à missa todos os dias, além de ajudar necessitados doando roupas e alimentos.

Madrugada é de fé e salão lotado para assistir à canonização de Carlo Acutis
Cadeiras foram colocadas do lado de fora do salão (Foto: Juliano Almeida)

Na adolescência, graças aos conhecimentos de engenharia da computação, criou um site dedicado a divulgar milagres eucarísticos espalhados pelo mundo e aparições de Maria aprovadas pela Igreja Católica. Após sua morte por leucemia, em outubro de 2006, uma grande quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, ajudadas por Carlo, compareceram ao funeral.

Madrugada é de fé e salão lotado para assistir à canonização de Carlo Acutis
Pães, bolos e muito café para fieis madrugadores (Foto: Juliano Almeida)

Milagres – O reconhecimento da santidade de Carlo veio a partir de dois milagres atribuídos ao jovem. O primeiro, que levou à beatificação, ocorreu em 2013, em solo brasileiro, em Campo Grande. À época, o menino Matheus Vianna, com 3 anos de idade, sofria de uma doença congênita no pâncreas e foi curado sem nenhum tipo de respaldo científico ao tocar uma relíquia de Carlo.

O segundo milagre, de acordo com o Vaticano, refere-se à sobrevivência e rápida recuperação de Valéria Valverde, da Costa Rica. Em 2022, a jovem, então com 21 anos, estudava em Florença, na Itália, quando sofreu um grave acidente de bicicleta. A mãe de Valéria fez uma peregrinação à cidade de Assis para rezar pela cura da filha no túmulo de Carlo. No mesmo dia, a jovem começou a respirar sem aparelhos.

Madrugada é de fé e salão lotado para assistir à canonização de Carlo Acutis
Matheus Viana (preto), o milagre atribuído ao jovem que está sendo canoninzado hoje (Foto: Juliano Almeida)
Madrugada é de fé e salão lotado para assistir à canonização de Carlo Acutis
No telão, a foto de Carlo Acutis, durante transmissão da canonização (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:





Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link