Pouco comum na área urbana de Campo Grande, foi levada ao Cras, onde passará por avaliação veterinária
Por Clara Farias | 11/09/2025 18:02
Coruja da espécie Tyto furcata foi resgatada na noite desta quarta-feira (10) por equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental). O animal foi encontrado dentro da residência por um morador da Vila Popular, aparentemente ferido.
Filhote de coruja-das-torres, da espécie *Tyto furcata*, foi resgatado dentro de uma residência na Vila Popular, Campo Grande, na noite de quarta-feira (10). A Polícia Militar Ambiental (PMA) atendeu ao chamado de um morador que encontrou a ave, aparentemente ferida. O animal foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para avaliação e cuidados. Apesar de incomum na área urbana, a espécie, também conhecida como “suindara”, não é rara. Conhecida por engolir as presas inteiras, a coruja resgatada é um filhote. A ave, que pode atingir 44 centímetros de comprimento e 1,10 metro de envergadura, costuma se abrigar em torres de igrejas e sótãos de casas. Especialista na caça de roedores, a coruja-das-torres recebeu os cuidados necessários no CRAS.
A ave, pouco comum de ser vista na área urbana de Campo Grande, foi levada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passará por avaliação médico-veterinária e receberá os cuidados necessários.
Apesar de incomum na cidade, a espécie não é considerada rara. Conhecida também como “suindara”, a coruja tem o hábito de engolir as presas inteiras. O animal resgatado ainda é filhote, conforme informou o policial responsável pelo atendimento.
Em vídeo enviado à imprensa, a coruja aparece sendo retirada de uma caixa e vocalizando de forma assustadora. Em seguida, é colocada na caixa de transporte da PMA. Popularmente chamada de coruja-das-torres, a ave costuma ser vista dormindo em torres de igrejas ou em sótãos de casas durante o dia.
A espécie pode chegar a 44 centímetros de comprimento e atingir até 1,10 metros de envergadura. É especialista na caça e captura de roedores.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.