Idosos são alvos de golpes cada vez mais sofisticados em Campo Grande


Procon começa ação educativa após registrar aumento de denúncias envolvendo fraude contra essa faixa de idade

“Ganhei três TVs”: ligação mostra como golpistas enganam quase 60 idosos por mês
Idosos assistem com atenção palestra sobre golpes (Foto: Bruna Marques)

Com a missão de proteger quem está cada vez mais na mira dos criminosos, o Procon Municipal de Campo Grande iniciou, nesta quarta-feira (6), um ciclo de palestras educativas focadas na prevenção de golpes contra idosos. A primeira ação ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, reunindo frequentadores atentos e muitas histórias de tentativas de fraude.

Procon Campo Grande inicia ciclo de palestras para prevenir golpes contra idosos. A iniciativa visa proteger o público idoso, alvo frequente de criminosos, devido à sua vulnerabilidade. O foco é orientar e alertar sobre golpes sofisticados, que vão desde ligações com promessas falsas até fraudes digitais com QR Codes e links maliciosos. Especialistas alertam para os golpes mais comuns, como clonagem de cartões, empréstimos consignados indevidos, perfis falsos em redes sociais e ofertas enganosas por telefone. O objetivo é evitar prejuízos, já que, muitas vezes, as vítimas só procuram ajuda após o ocorrido. Dados da Sejusp revelam que mais de duas mil pessoas foram vítimas de golpes em Campo Grande este ano. O Procon recomenda cautela com ligações suspeitas, links e ofertas milagrosas, orientando a busca por ajuda em caso de dúvida.

A iniciativa, segundo o superintendente do Procon, José Costa Neto, é uma resposta ao aumento contínuo de queixas envolvendo esse tipo de crime. “O público favorito dos golpistas são os idosos, pela vulnerabilidade. Os golpes, a cada dia, estão mais sofisticados e parecidos com a verdade. Nosso papel é orientar, alertar e, principalmente, prevenir”, destaca.

Durante o evento, especialistas do Procon apresentaram os principais golpes que têm atingido o público da terceira idade. Desde ligações telefônicas com promessas de prêmios inexistentes até fraudes digitais envolvendo QR Codes e links maliciosos, passando por criminosos que se disfarçam de motoboys ou funcionários de concessionárias para obter informações e acesso às casas das vítimas.

“Ganhei três TVs”: ligação mostra como golpistas enganam quase 60 idosos por mês
Superintendente do Procon, José Costa Neto, pede cautela do público idoso ao receber ligações e mensagens (Foto: Bruna Marques)

A chefe da assessoria jurídica do Procon, Oriana Lima, reforça que o órgão, apesar de atuar principalmente na parte repressiva, quer agora estar à frente das ocorrências. “Infelizmente, quando o consumidor chega até nós, o prejuízo já ocorreu. Por isso, essas palestras são tão importantes: queremos evitar que o golpe aconteça. Hoje temos cerca de 60 reclamações mensais apenas de idosos vítimas de fraudes”, alerta.

De janeiro deste ano até hoje, segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), 2.275pessoas foram vítimas de golpes em Campo Grande, sendo que 681 são idosos.

Entre os exemplos de golpes mais recorrentes estão: cartões clonados e empréstimos consignados não solicitados, perfis falsos em redes sociais, golpes por telefone com ofertas falsas de prêmios ou cobranças inexistentes, falsos agentes de bancos ou empresas tentando recolher cartões e links suspeitos enviados por SMS ou redes sociais.

“Ganhei três TVs”: ligação mostra como golpistas enganam quase 60 idosos por mês
No telão, dicas para combater golpes financeiros (Foto: Bruna Marques)

A aposentada Neusa de Oliveira Carvalho, de 77 anos, frequenta o Vovó Ziza há cinco anos, mas participou pela primeira vez de uma palestra sobre golpes. Ela conta que se protege da melhor forma possível: ficando longe da tecnologia. “Nunca caí em golpe. Sou sozinha, ganho salário mínimo, não tenho cartão, não tenho Pix, não tenho conta de banco, nem quero aprender. Uso o celular só pra ligação com a família”, relata. “Mas tenho amigas que já caíram. Essa palestra é muito importante”.

Já Lenir Ferreira da Silva relatou que recebeu uma ligação de um suposto prêmio, que na verdade vinha de um presídio. “Falaram que eu ganhei três televisões. Depois começaram a passar uns números estranhos, percebi que era golpe. É bom a gente receber essas orientações, porque os golpes estão por toda parte”.

“Ganhei três TVs”: ligação mostra como golpistas enganam quase 60 idosos por mês
Dona Neusa de Oliveira prefere ficar longe da tecnologia para não cair em golpes (Foto: Bruna Marques)

O Procon reforça que os consumidores, especialmente os idosos, devem sempre redobrar a atenção com ligações suspeitas, links recebidos por mensagens, ofertas milagrosas e qualquer pedido de dados pessoais ou bancários. Em caso de dúvida ou tentativa de golpe, a recomendação é procurar o Procon ou a delegacia mais próxima.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link