O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode vir a ser o candidato único da centro-direita na disputa presidencial de 2026. Ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atual secretário de Governo e Relações Institucionais da gestão paulista, Kassab disse que Tarcísio só abriria mão de uma reeleição praticamente garantida ao Palácio dos Bandeirantes se encontrar um cenário político amplamente favorável.
“Tarcísio é muito bem avaliado em São Paulo. Para deixar de lado uma provável reeleição, seria necessário um contexto extremamente positivo para sua eleição à Presidência, aliado a um chamamento muito expressivo das lideranças políticas, empresariais, culturais e de outros setores do país”, declarou Kassab em entrevista ao Programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, exibida na noite deste domingo (10).
Segundo ele, caso Tarcísio receba apoios consistentes de diferentes segmentos da sociedade, como já estaria ocorrendo, poderá se consolidar como “praticamente o candidato único” da centro-direita. “Ele não vai se apresentar como pré-candidato em uma condição que gere muitas dúvidas quanto à sua vitória”, acrescentou.
Kassab também citou os governadores do Paraná, Ratinho Jr., e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos do PSD, como possíveis nomes para a disputa presidencial. No entanto, destacou que o partido não terá dificuldade em apoiar Tarcísio, caso este considere que sua candidatura seja “o melhor para o Brasil”.
Nesta semana, Kassab se reuniu com o presidente Lula, em Brasília, e pouco mais de um mês atrás teve um encontro com Jair Bolsonaro, durante evento no interior de São Paulo, evidenciando sua habilidade de diálogo com diferentes campos políticos.