Nomes polêmicos integram a lista de 131 novos integrantes nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.
Os novos membros tomaram posse nesta terça-feira (5), reforçando a renovação do órgão consultivo que assessora a Presidência da República nas discussões sobre políticas públicas. Os novos membros incluem empresários, ativistas e influenciadores digitais com posicionamentos políticos controversos.
Entre os novos integrantes do Conselhão, estão o advogado Humberto Ribeiro, advogado e cofundador do movimento Sleeping Giants Brasil, a atriz Dira Paes, a empresária Luiza Helena Trajano e a liderança indígena Txai Suruí. Também fazem parte Alexandre Baldy, ex-ministro de Cidades no governo Michel Temer e hoje vice-presidente da BYD no Brasil e o influenciador Felipe Neto. Ao todo, tomaram posse 131 e outros 155 foram reconduzidos.
Criado em 2003 e extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), em 2019, o Conselhão foi recriado em 2023. Apesar de não ter poder decisório, o conselho fornece pareceres e recomendações a o Executivo nas decisões de políticas públicas e desenvolvimento econômico. Os membros atuam voluntariamente por mandatos de dois anos.