O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os oponentes na disputa pela presidência em 2026. É o que mostra a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada nesta segunda-feira (8).
No cenário contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula ganharia com 36,2%, contra 29,7%. Ciro Gomes (PDT-CE) aparece em terceiro, com 9,6%. Na disputa contra Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Lula chega a 35,8% e o governador de SP, a 17,1%. Quando a disputa é contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula teria 37,1% e o deputado 14,6%.
A pesquisa também mostra que a maioria dos entrevistados (34,4%) prefere um nome que não esteja associado a Lula ou Bolsonaro. Já 32,5% votariam em um indicado pelo atual presidente e 28,1% por Jair Bolsonaro. Este recorte da pesquisa mostra aumento dos que preferem um nome independente em relação ao levantamento de junho, quando eram 31%.
Já nos cenários para segundo turno, Lula venceria todos os candidatos, mas a disputa mais acirrada é com Ciro Gomes, com quem aparece em empate técnico. Lula teria 39,4% dos votos contra 36% do cearense.
O levantamento da CNT/MDA foi realizado por meio de entrevistas presenciais com 2.002 pessoas, entre os dias 3 e 6 de setembro, apresentando margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A amostra foi distribuída de forma proporcional ao tamanho do eleitorado em cada região, unidade da federação e porte dos municípios, com sorteio das localidades para garantir representatividade.
Primeiro turno – estimulada
Cenário com Jair Bolsonaro
- Lula 36,2%
- Jair Bolsonaro 29,7%
- Ciro Gomes 9,6%
- Ratinho Jr. 6,9%
- Ronaldo Caiado 2,8%
- Romeu Zema 2%
- Branco/nulo 9,5%
- Indecisos 3,3%
Cenário com Tarcísio de Freitas
- Lula 35,8%
- Tarcício de Freitas 17,1%
- Ciro Gomes 11,6%
- Ratinho Jr. 10%
- Ronaldo Caiado 4,2%
- Romeu Zema 3,6%
- Branco/Nulo 12,4%
- Indeciso 5,3%
Cenário com Eduardo Bolsonaro
- Lula 37,1%
- Eduardo Bolsonaro 14,6%
- Ciro Gomes 12,3%
- Ratinho Jr. 10,9%
- Ronaldo Caiado 4,5%
- Romeu Zema 4,2%
- Branco/Nulo 11,8%
- Indeciso 4,6%
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.