MS tem alerta de tempestade no sul e estiagem severa no centro-norte


Parte do Estado pode ter temporais com granizo, enquanto o restante sofre com a umidade do ar desértica

Enquanto sul de MS tem alerta de tempestade, centro e norte enfrentam estiagem
Sol forte no Bairro Chácara Cachoeira (Foto: Paulo Francis)

O domingo (14) em Mato Grosso do Sul é de contrastes climáticos. Enquanto cidades da região sul estão sob alerta de tempestade, com risco de ventos fortes e queda de granizo, grande parte do estado enfrenta estiagem severa, com índices de umidade do ar em níveis críticos. Os avisos foram emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e valem até a manhã de segunda-feira (15).

Mato Grosso do Sul enfrenta condições climáticas contrastantes neste domingo. Enquanto a região sul está sob alerta amarelo de tempestade, com previsão de chuvas de até 50 milímetros e ventos de 40 a 60 km/h, outras 33 cidades do centro, norte, leste e pantanal receberam alerta laranja devido à baixa umidade do ar. O Inmet indica que municípios como Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Coxim podem registrar índices de umidade entre 12% e 20%, caracterizando condição desértica. A situação aumenta o risco de incêndios florestais e causa desconforto à saúde da população, exigindo cuidados especiais com hidratação.

No sul, municípios como Amambai, Naviraí, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Mundo Novo podem registrar chuva de até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos entre 40 e 60 km/h e queda isolada de granizo. O alerta é amarelo, indicando baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, estragos em plantações e alagamentos. A orientação é evitar abrigar-se debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda.

Já em cidades do centro, norte, leste e Pantanal, incluindo Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Coxim, o risco é oposto: a baixa umidade coloca 33 municípios sob alerta laranja, de perigo. Os níveis podem variar entre 12% e 20%, caracterizando condição de deserto. O quadro aumenta a chance de incêndios florestais e provoca desconforto à saúde, como ressecamento da pele, dos olhos, da boca e do nariz.

Enquanto sul de MS tem alerta de tempestade, centro e norte enfrentam estiagem
Faixa amarela no extremo Sul é do alerta de tempestade, enquabto o laranja e o amarelo predominante é de estiagem (Foto: Reprodução)

Para minimizar os impactos, o Inmet recomenda ingerir bastante líquido, evitar exercícios físicos e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de usar hidratantes e umidificar ambientes.

Os dois alertas reforçam a instabilidade do clima em Mato Grosso do Sul nesta época do ano, quando a transição de sistemas de alta pressão e frentes frias provoca temporais localizados, mas mantém grande parte do Estado em estiagem, elevando os riscos de incêndios e exigindo atenção redobrada da população.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link