Pac-Man, 45 anos: por que o jogo mudou os videogames (e o mundo) — e agora quer conquistar a geração Z


Tela de um jogo Pac-Man

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, No jogo, Pac-Man, um personagem em forma de bola, precisa percorrer um labirinto e comer moedas, enquanto foge de uma gangue de Fantasmas

    • Author, Thomas Hobbs
    • Role, BBC Culture

O icônico jogo Pac-Man nasceu no fim do anos 1970, quando Toru Iwatani comia uma pizza de salame. Após tirar a primeira fatia, o designer de jogos japonês se assustou ao ver uma forma circular que parecia lhe encarar.

“Se você pega uma pizza e tira um pedaço, o que sobra parece uma boca”, disse Iwatani à Wired em 2010, confirmando a veracidade dessa lenda urbana.

Observando seu prato engordurado, Iwatani certamente percebeu que estava diante do personagem perfeito para um videogame — uma máquina de comer incansável. E assim nasceu Pac-Man, que este ano comemora 45 anos desde seu lançamento original nos fliperamas.

Mãos de crianças em um fliperama

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pac-Man é um dos símbolos do nascimento dos videogames para o público em geral

No Pac-Man, o jogador controla uma bola amarela gulosa que precisa percorrer labirintos escuros e em constante mudança, comendo o máximo de moedas possível — tudo isso enquanto foge da Gangue dos Fantasmas, formada por Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (azul) e Clyde (laranja).



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link