Circuito Sesc realizada na manhã neste domingo (10) promoveu atividade física em família
Alinhando esporte com momentos de união e lazer com a família, papais juntos com seus filhos aproveitaram a realização da Corrida Sesc para celebrar o Dia dos Pais com atividades ao ar livre.
Pais e filhos celebraram o Dia dos Pais de forma especial durante a Corrida Sesc, realizada nos altos da Avenida Afonso Pena. O evento proporcionou momentos de lazer ao ar livre, incentivando a prática esportiva e reduzindo o uso de tecnologia entre as famílias. A programação incluiu corridas de 5km e 10km para adultos, provas infantojuvenis e um espaço kids com gincanas para crianças de 3 a 8 anos. Participantes destacaram a importância do evento para fortalecer laços familiares e promover hábitos saudáveis entre diferentes gerações.
O evento esportivo acabou sendo uma oportunidade para muitos pais passarem um tempo maior com a família, deixando de lado o habitual uso das tecnologias para dar lugar ao lazer recreativo.
Para o médico Marcos Aurélio Mendes Silva, a manhã deste domingo (10) foi especial para estar junto com a esposa e filhos.
“Além de proporcionar momentos em família, a iniciativa é uma oportunidade para deixar um pouco as telas de lado e ainda contribui para o incentivo à prática de esportes, o que é importante para promover a saúde e a prevenção de doenças”, descreveu Marcos.
O pai de 50 anos esteve no evento com suas duas filhas, Mariana, de 17 anos, e Valentina, de 13 anos, e sua esposa, Daniele. Marcos aproveitou a data especial do Dia dos Pais para participar da prova dos 5 km ao lado das filhas.
Apesar da correria do dia a dia, procuramos estimular a prática de atividade física para elas. Consideramos importante para o desenvolvimento de outras habilidades, pois atualmente se trabalha muito com o cérebro e, por vezes, a parte física acaba sendo deixada um pouco de lado.

O empresário Luiz Magno, pai da Giovana de 3 anos e do João Magno de 4 anos, enfatizou que participou do evento ao ar livre, realizado nos altos da Afonso Pena, para alinhar a proximidade entre pai e filhos por meio do esporte.
“Acho isso importante porque gera saúde física e emocional, além de criar mais conexões com os filhos, o que é muito importante. Também tira um pouco as crianças das telas.”
Praticante de corrida, Magno também destacou que pretende incentivar os filhos a aderirem ao esporte desde pequenos. “Vir para eventos como esse cria memórias nas crianças e os liga ao esporte. Eles viram aqui idosos participando, e ficaram impressionados com isso, o que mostra para eles que o esporte serve para todas as idades”, contou Magno.
O Circuito Sesc promoveu a corrida e caminhada beneficente da família, com provas de corrida de 10 km e 5 km, caminhada de 5 km e corridas infanto-juvenis de 1 a 5 km. Participaram crianças de 9 anos até adolescentes de 16 a 19 anos, separados em quatro categorias por idade.
Evento Kids da família – O evento também contou com Espaço Kids para crianças de 3 a 8 anos, onde os pais, juntos com os menores, puderam participar de gincanas, além de torcerem pelos filhos em uma corridinha recreativa.
O professor Davi de Oliveira Santos, de 42 anos, contou para a reportagem do Campo Grande News como foi participar das brincadeiras junto com seus filhos Isaac, de 5 anos, e Otávia, de 7 anos.
Atividades como esta integram a família: crianças, filhos, pais e mães. Ressalta-se a figura do pai: o que participa, o que está junto, o que cria.
Para Davi, o evento esportivo se tornou uma grande celebração que possibilitou o fortalecimento da união familiar.
“Nós temos pais de diferentes contextos, diferentes formas, e todos eles têm seus papéis numa atividade como essa, que reúne a família para celebrar o esporte, a união e a vida.”