As vagas são para médicos especialistas interessados em se aprimorar com atividades práticas em hospitais

O prazo de inscrição para médicos especialistas interessados em atuar em Mato Grosso do Sul, através do programa federal Agora Tem Especialistas, vai até hoje (10). Para se candidatar, o concorrente deve se inscrever na plataforma da UNA-SUS.
O programa federal Agora Tem Especialistas encerra hoje (10) as inscrições para médicos especialistas em Mato Grosso do Sul. O estado oferece 15 vagas, sendo 6 imediatas e 9 para cadastro reserva, com atuação em hospitais e policlínicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os selecionados receberão bolsa-formação de R$ 10 mil e dedicarão 20 horas semanais entre prática assistencial e atividades educacionais. O programa, que integra o projeto Mais Médicos Especialistas, visa reduzir o tempo de espera por atendimento na rede pública, oferecendo 16 cursos de aprimoramento em áreas prioritárias como oncologia e ginecologia.
Em Mato Grosso do Sul, foram disponibilizadas 15 vagas para médicos especialistas interessados em aprimorar seus conhecimentos com atividades práticas em hospitais e policlínicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão 635 vagas imediatas em todo o país para início das atividades já em setembro. Outras 1.143 vagas compõem o cadastro reserva. Em Mato Grosso do Sul, são oferecidas 6 vagas imediatas e 9 para cadastro reserva.
O objetivo da iniciativa do programa Agora Tem Especialistas é reduzir o tempo de espera por atendimento na rede pública, atuando para ampliar o provimento e a formação de profissionais.
Os médicos selecionados contarão com uma bolsa-formação de cerca de R$ 10 mil. Para participarem, eles precisam já ser certificados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) ou titulados pela AMB (Associação Médica Brasileira) nas áreas em que serão aprimorados.
Esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde lança um edital para provimento e formação de médicos já especialistas.
Serão ofertados 16 cursos de aprimoramento, ministrados por profissionais de hospitais do Programa PROADI-SUS (Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e da Rede Ebserh.
Os médicos selecionados dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
Além disso, terão 4 horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência nas especialidades prioritárias para a rede pública de saúde, como oncologia e ginecologia.
Estão incluídos nos cursos temas como: cirurgia coloproctológica com foco em tumores colorretais; cirurgia ginecológica com foco em tumores ginecológicos; oncologia clínica: cânceres prevalentes no SUS; radioterapia: planejamento e execução no SUS; e ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista.
Adesão de MS – O governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial Eletrônico do dia 15 de julho a adesão do Estado ao programa Agora Tem Especialistas, que integra o projeto Mais Médicos Especialistas, do Ministério da Saúde.
A decisão levou em conta deliberações da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), que solicitou a convocação de 45 médicos para 14 especialidades em 13 hospitais públicos.
A iniciativa tem como objetivo ampliar e qualificar a atenção ambulatorial especializada no SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul, com o reforço de profissionais especializados na rede pública estadual.