Recados a Trump, ausência de Bolsonaro e elogios a ministros: o 1º dia do julgamento da trama golpista em 4 pontos


Interior da sala do STF onde ocorreu o primeiro dia do julgamento

Crédito, Reuters

O primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus no processo criminal por suposta tentativa de golpe de Estado foi marcado por menções veladas às tentativas de pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de interferir no processo, pela ausência do réu mais esperado, e pelo embate entre as defesas dos réus sobre a validade ou não da delação premiada do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, considerada uma das peças mais importantes do processo.

Bolsonaro é acusado de liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

Além dele, são réus: o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), o almirante e ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o general e ex-ministro do gabinete de segurança institucional Augusto Heleno, o delegado da Polícia Federal e ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, e o general ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.

Eles fazem parte do que ficou conhecido como o “núcleo crucial” da suposta trama golpista. Todos os réus alegam ser inocentes e pedem suas absolvições.



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link