Delegação do Senado inicia missão com foco na retomada e fortalecimento das relações comercial entre países
Por Jhefferson Gamarra | 26/07/2025 22:15
Os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP), representantes de Mato Grosso do Sul, já estão em Washington para a missão oficial do Senado Federal aos Estados Unidos. Na noite deste sábado (26), eles participaram do primeiro encontro preparatório com outros parlamentares brasileiros que integram a delegação, marcando o início dos trabalhos presenciais em solo norte-americano.
Senadores de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e Teresa Cristina (PP), iniciaram missão oficial em Washington. O objetivo principal é discutir com congressistas e representantes do setor produtivo americano a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump. A comitiva brasileira, que inclui outros senadores, realizou reunião preparatória para alinhar estratégias e prioridades. Liderada por Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, a missão busca uma atuação coesa e estratégica em nome do Brasil. A delegação, que conta com senadores de diferentes partidos, reforça a importância do tema para o país. A expectativa é de que os encontros nos próximos dias resultem em avanços nas negociações e na defesa dos interesses brasileiros.
O objetivo da reunião foi atualizar os integrantes da comitiva sobre os temas prioritários da missão e alinhar os principais pontos que deverão ser tratados nos próximos dias em encontros com congressistas norte-americanos e representantes do setor produtivo dos EUA para tentar frear a taxação de 50% em produtos brasileiros anunciadas pelo presidente Donald Trump.
Além dos senadores sul-mato-grossenses, também estiveram presentes Esperidião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL). A coordenação da missão é conduzida por Nelsinho Trad, que também preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado.
“O objetivo foi promover uma atualização da temática e alinhar os pontos que deveremos abordar ao longo da missão. Essa preparação é fundamental para garantir uma atuação coesa, institucional e estratégica em nome do Brasil”, destacou Trad.
A missão oficial ainda deve ganhar reforço com a chegada, neste domingo (27), dos senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE), completando a delegação brasileira.