Ministério alerta sobre fraude que simula inscrição no Concurso Nacional Unificado
Por Gustavo Bonotto | 02/07/2025 22:17
Site falso de inscrição para roubar dados pessoais de candidatos ao CNU (Concurso Nacional Unificado) foi criado e é utilizado por estelionatários, informa o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). A fraude começou nesta terça-feira (2), após o início do prazo oficial, e tenta enganar os participantes ao afirmar que o cadastro terminaria em breve.
Golpistas criam site falso para roubar dados de candidatos ao Concurso Nacional Unificado (CNU). A página fraudulenta imita o portal do governo, usando o brasão da República e menus semelhantes ao Gov.br, mas sem a terminação “.gov.br”. O site falso exige o CPF do usuário. O MGI alerta para a fraude e informa que o site oficial está no portal da FGV.As inscrições vão até 20 de julho, com taxa de R$ 70. Há isenção para doadores de medula, inscritos no CadÚnico e bolsistas do Prouni ou Fies. O MGI reforça que não envia documentos por WhatsApp ou e-mail e o pagamento deve ser feito apenas no site oficial. Para evitar golpes, confira a terminação “.gov.br”, erros de português e o certificado de segurança no navegador.
A página fraudulenta imita a página do governo federal, usa o brasão da República e menus semelhantes aos do portal Gov.br, mas não possui a terminação “.gov.br”. O endereço falso exige que o usuário informe o CPF para continuar o suposto cadastro.
O verdadeiro site do CNU está disponível no portal da FGV (Fundação Getulio Vargas), pelo link https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. A inscrição se encerra às 22h59 (de MS) do dia 20 de julho. Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta ativa no Gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze).
Em nota à imprensa, o MGI alerta que não envia documentos de inscrição por WhatsApp ou e-mail. O pagamento da taxa de R$ 70 deve ser feito somente no site oficial. Têm direito à isenção doadores de medula, inscritos no CadÚnico, bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Financiamento Estudantil) que pedirem até 8 de julho.
Saiba mais – Para evitar golpes, é necessário conferir se o site termina em “.gov.br”, verificar erros de português e se há certificado de segurança com cadeado na barra do navegador. O governo orienta que informações sobre o concurso sejam consultadas apenas em canais oficiais.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.