Tensões redobradas com Trump quase não afetam ativos brasileiros, diz FT


Montagem mostra face de nota de dólar americano à esquerda e a de nota de real brasileiro à direita

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O real segue com valorização acumulada de quase 13% no ano frente ao dólar

As tarifas de 50% impostas pelo ex-presidente Donald Trump ao Brasil estão entre as mais altas já aplicadas por ele em sua política comercial. Segundo o Financial Times, no entanto, os ativos brasileiros mostram resiliência e reagem com relativa estabilidade à escalada de tensão entre os dois países.

Em um artigo dirigido a investidores, publicado na quarta-feira (6/8), o jornal observa que os motivos para a imposição das tarifas não estão ligados à política comercial brasileira — o que seria típico em disputas tarifárias —, mas sim a pressões políticas. Trump quer que as autoridades brasileiras encerrem o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentar organizar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Mesmo as acusações do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que Trump estaria tentando infringir a soberania do Brasil provocaram pequenas reações nos mercados. O real segue com valorização acumulada de quase 13% no ano frente ao dólar, e o índice Ibovespa, que inclui grandes empresas como Petrobras e Vale, mantém uma alta de 11%.

Para o Financial Times, essa reação moderada reflete a natureza relativamente fechada da economia brasileira.



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link