Transporte de alta velocidade: como a Espanha se tornou um dos líderes mundiais nas viagens de trens rápidas


Uma mulher, de costas, arrasta a mala em direção a um trem de alta velocidade estacionado na estação de Chamartín, em Madri

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O trem de alta velocidade se tornou uma das formas preferidas de viajar na Espanha

Com o trem de alta velocidade, minha vida mudou porque eu podia ir trabalhar em Madri e voltar para Sevilha no mesmo dia”, recorda Isaac Timón, usuário frequente nos primeiros anos de funcionamento de um serviço que revolucionou a maneira de viajar na Espanha.

A linha Madri–Sevilha, inaugurada em 1992, foi a primeira da rede AVE (Alta Velocidad Española), que não parou de crescer até colocar o país europeu entre os líderes mundiais neste meio de transporte ferroviário.

Com quase 4 mil quilômetros de vias em operação, a Espanha possui a rede ferroviária de alta velocidade mais extensa da Europa, e a segunda maior do mundo, atrás apenas da China, um país sete vezes maior.

A Espanha também ostenta a maior proporção de quilômetros de trilho por habitante do mundo, e superou com folga países pioneiros no desenvolvimento deste meio de transporte e com renda per capita mais elevada, como França e Alemanha.



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link