Vacinação contra raiva em pets atende 4 bairros de Campo Grande


Nova etapa de vacinação contra raiva em pets atende quatro bairros da Capital
Agente de endemia aplicando a vacina em cachorro (Foto: divulgação)

Em nova etapa, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos percorre os bairros Nova Campo Grande, Santo Antônio, Panamá e Popular. A imunização é feita por equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande realiza nova etapa de vacinação contra raiva em cães e gatos nos bairros Nova Campo Grande, Santo Antônio, Panamá e Popular. A imunização gratuita é conduzida por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).A ação preventiva ganha importância após a confirmação de 10 casos de morcegos infectados com raiva na cidade, sendo o último registrado na Vila Planalto. Os tutores que não receberem a visita das equipes podem procurar a sede do CCZ em dias úteis, durante horário comercial.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a vacinação é gratuita e tem como objetivo proteger os animais contra a raiva, doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos.

Para garantir a imunização, é necessário que os tutores estejam em casa no momento da visita das equipes. Quem perder a passagem do CCZ pode levar o pet até a sede do órgão, onde a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Número de casos – Até esta segunda-feira (6), Campo Grande registrava 10 casos confirmados de morcegos infectados com raiva. O último foi recolhido na Vila Planalto, dentro do perímetro urbano, após moradores acionarem o CCZ.

Segundo a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, do CCZ, cães e gatos correm risco ao ter contato com morcegos contaminados. “É nesse contato que está o perigo. O vírus da raiva pode ser transmitido e colocar em risco a vida do animal e de toda a família”, alerta.

A campanha seguirá até o início de 2026, percorrendo todas as regiões da cidade. Como medida de prevenção, a Sesau orienta a população a evitar o contato direto com morcegos, especialmente quando estiverem em situações incomuns. Em caso de ocorrência, o CCZ pode ser acionado pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (plantão).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link