A peça, que passou anos parada e foi retirada da região de Três Lagoas, agora ganha nova vida em São Paulo
Por Thailla Torres | 07/08/2025 14:08

Um vagão histórico, que fez parte do lendário Trem do Pantanal, foi restaurado e está prestes a voltar à ativa, mas não será nos trilhos sul-mato-grossenses. A peça, que passou anos parada e foi retirada da região de Três Lagoas, agora ganha nova vida em São Paulo.
Vagão histórico do Trem do Pantanal, restaurado em São Paulo, voltará a operar em passeios turísticos. A peça, que estava abandonada em Três Lagoas (MS), foi recuperada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas (SP). A restauração preservou características originais, como a pintura e os bancos de madeira, remetendo à época áurea do transporte ferroviário no Centro-Oeste.A iniciativa contrasta com a realidade de Mato Grosso do Sul, onde o trem de passageiros deixou de operar. O trecho Bauru-Corumbá, vital para o desenvolvimento regional, está inativo há anos, apesar de iniciativas para reativá-lo. A volta do vagão à ativa em São Paulo, embora positiva para a preservação histórica, evidencia a perda de um patrimônio ferroviário sul-mato-grossense.
A recuperação foi destaque em reportagem de Marcelo Toledo, no blog Sobre Trilhos, da Folha de S.Paulo. De acordo com o jornalista, o vagão fabricado em 1936 começou a ser restaurado em maio de 2023 pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em Campinas (SP), com previsão de retorno à operação em passeios turísticos ainda neste semestre.
O processo de restauração buscou manter as características originais da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A pintura em vermelho e amarelo, os bancos de madeira e o estilo das janelas remetem a um tempo em que o transporte ferroviário era símbolo de integração e progresso para o Centro-Oeste brasileiro.
Embora tenha sido preservado, o vagão deixará para trás seu estado de origem. Mato Grosso do Sul, onde por décadas a ferrovia foi fundamental no transporte de passageiros e cargas, hoje não conta mais com trens regulares. O trecho que ligava Bauru (SP) a Corumbá (MS) operou por quase um século, sendo vital para o desenvolvimento da região e parte importante da memória afetiva de muitos moradores.
Nos últimos anos, iniciativas pontuais tentaram retomar parte desse legado, mas o transporte ferroviário de passageiros no estado permanece inativo. Ver um vagão símbolo dessa história ressurgir em outro estado pode até soar irônico, já que muito sul-mato-grossense sempre pediu a volta do trem e agora o vagão vai servir a outro lugar.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.