Workshop em Campo Grande debate conflitos com onças-pintadas no Brasil


Especialistas internacionais e do Brasil vão debater estratégias de prevenção a ataques de felinos

Evento na capital discutirá os riscos de conflitos com onças-pintadas em MS
Onça-pintada Timburé na Fazenda Caiman, no Pantanal de Mato Grosso do Sul (Foto: Lucas Morgado)

Nos dias 26 e 27 de agosto, Campo Grande receberá o I Workshop Internacional “Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções”, dedicado ao debate de ações preventivas e respostas eficazes para situações envolvendo onças-pintadas, pumas, leões, tigres e outras espécies. O encontro será realizado na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), com participação presencial e transmissão online.

Campo Grande sediará o I Workshop Internacional sobre Conflitos com Grandes Felinos em agosto de 2025. O evento, que acontecerá na sede da FAMASUL, reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias de prevenção e resposta a conflitos envolvendo felinos de grande porte. O encontro contará com a presença do governador Eduardo Riedel e do presidente do IBAMA, além de representantes da Índia, EUA, Bangladesh, África do Sul e América Latina. A programação inclui painéis sobre ecoturismo responsável, protocolos de manejo e comunicação de crises, culminando com a elaboração de diretrizes para convivência com grandes felinos.

O espaço será de diálogo técnico e multidisciplinar, integrando experiências de campo, saberes locais e políticas públicas, com foco na conservação dessas espécies, na segurança das comunidades e no ecoturismo responsável.

No primeiro dia de evento, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB) participará da cerimônia de abertura junto com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Um dos palestrantes do workshop será o mestre em Ciências Ambientais e pesquisador pantaneiro, especialista em onças-pintadas, Diego Viana, que compartilhou nas redes sociais sobre a sua participação no evento.

“Terei a honra de abrir o evento com a Conferência Magna, compartilhando experiências do Pantanal e reflexões sobre o medo ancestral e a construção da coexistência. No segundo dia, também mediarei o Painel 7, dedicado ao caso de Corumbá, trazendo ao centro da discussão uma experiência real, local e interinstitucional de manejo de conflitos com onças em áreas urbanas”, declarou Diego.

O evento também contará com representantes da Índia, EUA, Bangladesh, África do Sul e América Latina, abordando temas como protocolos de manejo, prevenção de conflitos, ecoturismo responsável, políticas públicas e comunicação de crises.

Confira a programação do evento:

1º dia de evento (26/08):

  • Abertura: 8h30

  • Conferência Magna: 9h

  • Painel 1 (9h30 – 11h): Conflitos com Grandes Felinos na América Latina: Desafios e Aprendizados com a Onça-Pintada e o Puma

  • 11h – 12h30: Intervalo para almoço

  • Painel 2 (13h – 15h): Ecoturismo Responsável e Grandes Felinos: Riscos e Boas Práticas

  • Painel 3 (15h30 – 17h30): Mesa-Redonda Internacional: Grandes Felinos e Conflitos Humanos em Perspectiva Global

  • 17h30: Encerramento do dia + Debate livre

2º dia de evento (27/08):

  • Painel 4 (8h30 – 10h): Resposta a Incidentes com Grandes Felinos: Protocolos em Diferentes Realidades

  • Painel 5 (10h30 – 12h): Medidas Estruturais para Prevenção de Conflitos: Lições da Experiência Corporativa / Iniciativa Privada

  • Painel 6 (13h30 – 15h): Conflitos com Grandes Felinos na Mídia: Comunicação de Crises e Lições Globais

  • Painel 7 (15h – 16h30): Estratégias Integradas para a Coexistência com Grandes Felinos: Caso Corumbá

  • Painel 8 (17h – 18h): Discussão técnica para publicação de recomendações oficiais

A programação se encerra às 18h com a elaboração coletiva de uma Carta de Diretrizes para a Convivência com Grandes Felinos.

O workshop será organizado pelo Instituto SOS Pantanal, Associação Onçafari, Instituto Onça-Pintada e Instituto Homem Pantaneiro.



Source link

Leave a Reply

Translate »
Share via
Copy link